föstudagur, 4. febrúar 2011

Þorrablót

 (Sacrifício a Thor)

 Do final de janeiro ao final de fevereiro, revivemos a época Viking.


 Há quatro dias atrás começou aqui, como todos os anos, o festival de inverno em homenagem ao deus nórdico Thor. É esse nome aí do título, que deve ser esquisito para vocês. Só de extra, pronuncia-se " Fórrablôut ". Os participantes fazem palestras e recitam poemas direcionados a esse Deus, que tem o nome homenageado no antigo calendário islandês: Fevereiro é o mês de Þorri.
 Além disso, algo que foi se tornando comum desde a criação dessa festa foi o "renascimento" de comidas típicas da ilha que foram sendo esquecidas com o tempo [Off: Depois de ver as tais comidas nem me pergunto o porquê de sumirem]
 A comida é colocada em uma espécie de vasilha feita do tronco de alguma árvore, como era antigamente. O prato em si, que foi apresentado pela primeira vez em um restaurante, foi chamado de Þorramatur e tornou-se algo típico do Þorrablót. [Off: Se não quiserem perder o apetite, pulem a imagem q /apanha]


  A maioria dos alimentos servidos são produtos em conserva, defumados do ano anterior, sulcados em Mysa (Um leite produzido azedo), salgados, secos ou kæstur (apodrecendo e endurecendo a carne). Era o que os Vikings comiam, realmente, lembrando que a festa ocorre nos dias mais escuros e frios do ano.
 Não se arrisque caso tenha um estômago fraco. Lembre do tubarão podre aí da imagem.
 Depois do jantar, que pode ser desde um pequeno em família até um grande evento com palco e baile, todos se juntam para realizar alguns jogos em grupo, cantarem velhas canções ou contarem histórias; todas as atividades acompanhadas de boas doses de Brennvín (É quase uma Vodka islandesa. Sério, é bem forte e com certeza tira o mau-hálito causado pelas comidas.).


 O rótulo é preto para desencorajar as pessoas a beberem. A coisa é tão ruim que seu nome, em islandês, significa " Vinho ardente ". Poucos são os que bebem por gostar, e estes normalmente são bebuns (a bebida ali é classificada como Vínbúð, ou seja, para alcoólicos). O resto dos islandeses normalmente bebem quando se sentem patriotas ou querem impressionar estrangeiros.

Skal!

 [Off: Ás vezes eu escrevo esses trecos só pra mim mesmo e * Pessoa que se diverte pesquisando sobre países*]
 [Off²: Eu... Não vou... Fazer... O Selo =.=']

3 ummæli:

  1. Muito interessante ... errr...seus costumes.
    Sua culinária é "apetitosa". *Depois falam que a minha comida que é ruim...D:
    Estou interessado é nesta sua...errr..."vodka".

    [Off: Eu adoro posts assim, não esquenta...Sobre ele, provavelmente eu morreria de fome nesta época do ano se fosse na Islândia...kkkkk]

    SvaraEyða
  2. [OFF: *O* Muito interessante essa comemoração, embora que *viu as carnes* Bom né, é o que eles tinham na época.... será que no tempo dos vikings as vasilhas eram feitas com o carvalho de Thor ?
    E outra coisa, ele era chamado de Þhor na Noruega ?]

    SvaraEyða
  3. Er.. espero que tenham um bom festival *olha pras comidas* Vocês não desperdiçavam comida mesmo...^^'

    SvaraEyða