fimmtudagur, 16. desember 2010

Jólin

(Natal)

 Consegui achar um tempo para escrever aqui. Natal está perto, e eu faço questão de decorar a casa nessa época. A companhia elétrica é a que mais sofre nesses dias, mas por uma boa causa.


Comidas

 Já fiz o Laufabrauð no começo de dezembro. É um pão-folha bem frágil que deve ser feito com a família, por isso comprei bastante porque sabia que Dinamarca não ia ter muito.... Jeito... Mas no final, acabou que fizemos bastante e estou pensando em vender alguns, já que fizemos em excesso... Já guardamos os que vamos usar na ceia.
 Também há o Hangikjöt, carne de ovelha defumada servida com batatas num molho branco doce e com repolho vermelho em conserva. Fora a carne da ovelha também aproveitamos outras... Coisas... E fazemos pratos como o Svið: Cabeça de ovelha. Mas é gostoso, juro! O olho é a melhor parte. O que eu acho mais-ou-menos é a gelatina de raspa de cabeça de ovelha. Não tem gosto de nada...
 Malt & Appelsin é uma bebida tradicional do natal islandês feita com uma mistura de Malt (fermento de centeio) e Appelsin (um refrigerante tipo Fanta) e aposto que o de Dinamarca vai ser alcoólico. Sempre é. De qualquer jeito, que cada um misture a seu gosto...

Laufabrauð 

Música 

Sempre a partir do primeiro dia desse mês os rádios trocam todas as músicas por natalinas e Dinamarca reclama do plágio. É que a maioria na verdade são músicas normais estrangeiras cujas letras foram mudadas para entrarem no clima de natal, e até hoje ele não se conforma... Eu não me importo muito; nem ligo o rádio. A única música que escuto no natal é a festa de sinos que tocam na véspera, sempre às 18:00, aí ligo para ouvir. É meio obrigatório porque só depois disso todos se cumprimentam e podem comer a ceia...

 Os sinos tocam aí. É a Catedral Luterana de Reykjavik.

 [Off: Outra tradição que eu achei legal mas que odiaria fazer e acho que Islândia pensa o mesmo é dançar em volta da árvore junto da família, cantando .q]

 Os 13 papais noéis

  Faltam oito dias para o natal, isso quer dizer que cinco papais noéis já desceram das montanhas.
 Vou explicar:
 Na Islândia, não há só um papai noel, e sim 13. Nos 13 dias que antecedem o natal, eles descem um por um. Os 13 papais-noéis moram com a mãe, chamada Grýla. É uma Troll ( Não é o Troll do Noruega ) que , assim como o gato dela, come as crianças que não estão usando roupas novas no natal. Mesmo assim, alguns adultos também usam roupas novas por este propósito.

Eu tinha medo desse gato...

 Lembrei-me de algo agora: Nessas 13 noitas antes do natal, as crianças colocam botas fora de casa e os tais papais noéis colocam algum brinquedo pequeno dentro. Crianças mal-comportadas recebem uma batata (Ludiwg iria gostar). Lembro que um certo natal, recebi uma batata porque me recusei a chamar Noruega de Onii-Chan........
 Devo ressaltar que os presentes evoluíram muito de alguns tempos para hoje... Lembro que muitas crianças usavam ossos para brincar (Mandíbula de ovelha era o mais popular), eu só nunca peguei nessas coisas porque Noruega dava um jeito. Agora o que mais querem é um Play Station 3.

 [Off: Islândia era um país pobre, lembram?]
 [Off²: Tenho dó dos pais islandeses, o preço das coisas ali na época de natal é de assustar o_o']

Gleðileg jólin til allra

4 ummæli:

  1. Hum, acho que terei que comprar roupas pra mim, Zel e Cyprus

    '-'

    [OFF: 13 Papais noéis *--*]

    SvaraEyða
  2. A arquitetura da catedral é bastante diferente.
    E história interessante essa dos 13 Papais Noeis.

    [off: gatinho! *emote do flap jack aqui*]

    SvaraEyða
  3. [OFF: Interessante essa história dos 13 papais noéis o.o

    E bem, não sei se comeria carne de ovelha ~_~']

    SvaraEyða
  4. Seus costumes são bem diferentes dos daqui, mas são muito interessantes. E a história dos 13 papais noéis é muito legal. *3* Mas a Troll e o gato dela assustam. >.<

    [Off: Adorei as curiosidades. *-* Essa carne de ovelha é estranha, mas dá vontade de experimentar -gosta de provar coisas exóticas- o.o Essa catedral é linda. *o* -riu da parte das batatas- XD]

    SvaraEyða